segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Porto Maravilha, questão de bom senso

Projeção Porto Maravilha
Com a evolução da dinâmica urbana da cidade do Rio de Janeiro, a necessidade de readequação um espaço idealizado na década de 50, se torna inevitável.
Estudos comprovam que a remoção da Perimetral trará melhorias para o transito do local. O projeto irá favorecer os transportes públicos com a instalação de um monotrilho, usando uma tecnologia mais limpa fazendo assim o transito fluir melhor. O monotrilho vai conectar ao longo do percurso, diferentes sistemas de transporte, tais como metrô, barcas e fazer também uma conexão com o terminal rodoviário, ambos os aeroportos  e porto. Uma linha de monotrilho cruzando a cidade vai criar novas "áreas de troca", próximas as áreas atualmente abandonadas.
Projeção do Monotrilho que será utilizado na concretização do projeto.

Muito além das razões meramente ligadas a melhoria do transito projeto é muito mais abrangente pois lança também um grande enfoque social, reestruturando uma área esquecida, promovendo reformular a área da zona portuária e fazendo uma reurbanização daquela região.
A requalificação de espaços públicos da região visando melhoria da qualidade de vida de seus futuros e atuais moradores, aliada a uma sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área.
O projeto abrange uma área de 5 milhões de metros quadrados, que tem como limites as Avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco e Francisco Bicalho.
Além de criar novas condições de trabalho, moradia, transporte e lazer para a população que ali vive, irá fomentar o desenvolvimento econômico da região.
O Porto Maravilha também realizará ações para a valorização do patrimônio histórico da região, com a implantação de projetos de grande impacto cultural, como o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) na praça Mauá e o Museu do amanhã, no Pier Mauá, ambos com parceria com na Fundação Roberto Marinho, darão nova cara ao porto.
Projeção Museu do amanhã, no Pier Mauá.

Museu de arte do Rio de Janeiro

Um projeto audacioso e inovador que é substituir a Perimetral e criar o Porto Maravilha, encontra nestas questões apontadas motivos mais que suficientes para justificar tal iniciativa, já que as demandas e reformulações, estão calcadas em necessidades reais. Por tudo isso, é questão de bom-senso a viabilidade da obra que tornará a cidade do Rio de Janeiro ainda mais maravilhosa.
Projeção do Porto Maravilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário